Compartilhe

Achei este rascunho de review em uma pasta perdida no meu computador que na época não pôde vir ao blog já que estava com problemas de entrar na internet. Trata-se de um review da quinta temporada do anime Naruto Shippuuden. Sei que atualmente está no início da sétima, e ainda estou para finalizar um review da sexta, mas pra seguir o embalo, vale a pena colocar a da quinta também, embora seja do ano passado.

Antes de mais nada, quero dizer que este anime foi o meu ingresso para outros animes. E o mais importante, foi a partir dele, que tive os maiores insights para formação do Mundo Sombrio. Logo, tenho uma apreço muito grande pelo mangá/anime. Breve, um review da sexta temporada.


Sem graça. É o que posso falar de um início de temporada, que marcado por nova abertura e encerramentos, como todo anime que se preze deveria ser capaz de mostrar fielmente os eventos dos episódios contidos nela. Se for julgar a abertura, só funcionou para a segunda metade da temporada, pois o início é mesmo lamentável. Ninguém merece ver a continuação de um filler, pensando que a trama original retornaria ao seu lugar no anime.



Não digo que o filler foi horrível, pois teve bons momentos. A começar pelo início onde conseguiu manter um ambiente e um desenvolvimento mais fiel ao anime, sem muitas apelações e tramas que nada teria a ver.
Lembram dos episódios do Naruto Clássico após o 135? Apenas mais uns cinco minutos de cenas originais embrenhadas nos episódios seguintes, e para por aí. A cada episódio, a qualidade foi regredindo. Pelo menos, o filler onde o Gaara entrou falam que é razoável, mas só vi uma vez, e nem lembro direito. Mas é melhor do que um episódio onde o Naruto e o Chouji estavam fazendo alguma coisa com o Ramen. Nem lembro mais, pois quase vomitei quando assisti aquilo.

Mas retornando ao último filler, teve um bom início, entretanto, conforme foi se desenvolvendo, foi se sustentando para ficar o máximo em cena. Uma história que foi bem aproveitada, mas deveria ter ficado apenas em meia temporada. Era notável o quanto eles prolongavam de forma proposital a trama. Acho que o melhor filler ainda ficou com o do Sora, apesar de algumas coisas serem exageradas, como os vilões que sempre aparecem, tocam o zaralho, para depois morrerem facilmente; o desenvolvimento do filler até que não foi ruim.
 
Um fato positivo, apesar de também ser negativo, foi a inclusão de algumas cenas originais nos fillers. Positivo, pois pra quem não liga e assiste, fica melhor do que uma história qualquer; e ruim para quem não curte, pois praticamente obrigam os outros a assistir. Apesar de que não foram muitas, as mais importantes, logo no começo; a cena do Sasuke derrotando uns cem ninjas ( sob um belo firmamento ); e a captura do Sanbi, no último episódio dos fillers.



E finalmente, após uns 11 episódios de enrolação, se não me engano, a trama original retorna. E a partir daí, começa o extenso arco que é um dos melhores da série, se prolongando desde a morte do Orochimaru até o embate final de Sasuke e Itachi.
Falando na morte do Orochimaru, no mangá, a cena ocorreu intercalada com a do Naruto e o resto do time no Ichiraku. Quem leu, notou um bom equilíbrio entre as cenas que denotavam a reflexão do Naruto e o renascimento do Sasuke na história. Já no anime, foi diferente, os dois episódios rolaram com apenas algumas cenas de interrupção da Tsunade no primeiro capítulo, e no final do segundo, uma ótima seqüência de cenas. Apesar de alguns não terem gostado da enrolação, a morte do Orochimaru poderia ter sido descrita em um único episódio. Mas a inserção de algumas cenas injetou um clima muito vistoso e ao mesmo tempo mais sério do que já era no mangá ao desenvolvimento da cena. A melhor foi o pôr-do-sol flamejante no final. Sem contar também com a nova música de fundo do Sasuke.

Após este episódio, veio um meio a meio muito bem-vindo. Era mesmo difícil uma espada durar tanto temponem um túmulo e ninguém pegar. No mangá, o Suigetsu a pega e já parte junto ao Sasuke. No anime, houve o final daquela cena do Ichiraku, e felizmente, eles cortaram aquela versão yaoi do Konohamaru. Apesar de que a cena foi bem engraçada.
O capítulo seguinte do recrutamento foi a da Karin. Episódio também que enrolaram, mas era previsível para o ritmo que o Shippuuden vinha apresentando desde o início, mesmo que atualmente, tenha melhorado bastante. Proporção de um pra um neste episódio em relação ao mangá.
O último a ser recrutado foi o Juugo. Uma coisa a ser abortada neste primeiro, dos dois que serviram para introduzir o personagem à trama, foi a terrível animação. Ela já vinha caindo nos últimos episódios, mas neste foi o cúmulo. Torci a cara quando vi a pré-Hebi lutando contra aqueles caras de nível 2. Nunca tinha vista uma cena de luta, mesmo que de 60 segundos, tão mal feita em toda a série.
Ainda neste episódio, houve uma censura quanto ao sangue na cena de alguns homens mortos por um cara que logo em seguida, “enfrentou” o Sasuke. Não achei necessário tamanha discrição, visto o sangue que foi jorrado do Orochimaru nos caps anteriores. Algo que veio bem ao caso foram os flahsbacks do Juugo no passado. Deu um pouco mais de profundidade a história do personagem, já que no mangá foi meio sucinto.

Um ponto que não gostei foi quando o Sasuke revelou seu objetivo e deu o nome de Hebi. Há uma página final do mangá, em que o Naruto e o Sasuke falam ao mesmo tempo. Acho que teria ficado melhor os dois lado a lado na tela e dizendo ao mesmo tempo. Sem falar que essa cena final não teve o mesmo clímax do mangá. E cortaram a primeira cena do Itachi avistando a tempestade. Justamente, a cena final e de maior clímax no capítulo do mangá.

Foi uma surpresa, após tanto tempo, nunca pensei que eles colocariam o Kakashi Gaiden no meio de um arco. Seria meio incoerente se o real motivo não fosse o filme onde o kakashi teria grande importância. Bom, antes tarde do que nunca. E neste especial duplo, a animação retornou ao que era antes. Parece que eles estavam ocupados demais cuidando do filme, e deixaram alguns capítulos em segunda mão. Mas é intolerável ver uma animação boa em fillers, e originais, com traços razoáveis.
Não lembro bem como foi o Kakashi Gaiden no mangá, mas eu gostei muito da adaptação. É a sequência da cena em que o Obito dá seu olho para o amigo. Confesso que fiquei até com os olhos marejados.
Voltando ao arco original da série, o desenvolvimento continua com Hebi procurando Itachi e a equipe de Konoha procurando Sasuke. De importância aí, apenas a aparição de Kabuto, possuído pelo poder do Orochimaru e o encontro da Akatsuki com Sasuke.

Tenho que bater palmas para a animação de um dos capítulos da luta entre Sasuke e Deidara. Foi a mesma que utilizaram na luta entre o grupo do Shikamaru que foi atrás do Hidan e Kakuzu. Após um longo tempo sem embates empolgantes, esse valeu a pena assistir várias vezes. E também demos adeus a um personagem carismático, ou melhor, dupla carismática: Deidara e Sasuke.

“ A Arte é um estouro”. É triste, mas nunca mais ouviremos esta frase no anime daqui em diante.
Logo após a luta, no final do episódio seguinte, segui-se a melhor cena desta temporada. A revelação de Uchiha Madara. O vilão principal da série escondido no carismático Tobi, que sempre pensamos ser um peso morto. A musica de fundo nesta cena me deu calafrios.
  
E para finalizar a temporada, os três últimos episódios começaram a focar no personagem Jiraya. Os dois últimos formaram o “Jiraya Gaiden” que contou a história do ninja e de como ele se tornou um dos três sannins de Konoha. Mencionou também seu encontro com Nagato, Konan, e Yahiko na vila da chuva, e o mistério através da profecia. Esta parte da história sobre o personagem é contada mais à frente no mangá, durante a luta contra o Pain, mas no anime eles acertaram em contar isso antes.
Resumindo a temporada. Boa da segunda metade até o final.

0 comentários: