Compartilhe

Sinopse:
O aprendizado mal começou e Lohan obriga-se a enfrentar perigos que nem mesmo os mais experientes magos se atreveriam a subjugar. Como aprendiz de mago, Lohan descobrirá que para conseguir atingir seus objetivos terá que vencer o tempo, ganhar feridas, perder o fôlego, lutar para manter a sanidade e arriscar a vida, que é tudo que mais deseja devolver ao seu mestre. A busca pelo saber e pela superação está apenas começando neste primeiro volume da série. Conheça os magos, guerreiros, criaturas gigantes e outros seres deste mundo peculiar e selvagem, onde a força e a magia ditam as regras.
Páginas: 256
Ano: 2009
Editora: Novo Século
 
Ganhei este livro há meses na promoção do blog “Sagas Marcantes” e só agora ele conseguiu espaço na fila de livros a serem lidos. Infelizmente demorei um pouco na leitura, por conta do vestibular; o livro poderia ser lido num espaço de tempo menor, mas como habitualmente acontece comigo, demoro em média de 3 a 4 semanas para “comer” um livro.

O primeiro detalhe que surpreende neste livro é o seu ritmo tenso logo nos primeiros capítulos que, somado à ótima narrativa do autor, consegue nos prender facilmente em suas primeiras páginas onde o enredo caminha em guinchos frenéticos, explorando acontecimentos separados que movimentam a trama. Infelizmente este compasso intenso se encerra num momento de decisão para o curso da história, e esta passa por um recomeço, onde gradualmente a trama vai abrindo caminho para o clímax final, retomando a ação intensa do início da história. O meio da trama chega a causar um pouco de desistência, mas todas as cenas, que a principio pareciam ter pouca utilidade num contexto principal, foram elaboradas de maneira, que enlaçadas, se encaixassem perfeitamente com os últimos atos do livro.

O mundo apresentado na história, potencialmente parece ser interessante e algo a ser explorado pelo autor em continuações futuras. Trata-se de um mundo onde Magos possuem seus castelos e são donos de terras, sempre zelando pelo bem estar de seus habitantes. Infelizmente, este cenário de dominação dos Magos, que na verdade, são vistos como líderes respeitados pelas vilas que se incluem em seus territórios, foi pouco sondado nesta primeira saga. Isso se deve ao fato da história ser um tipo de enredo centrado, focado na maior parte do livro em dois espaços distintos, não permitindo que a história ganhe novos lugares, embora tenha ocorrido do herói se aventurar por outras regiões.

Quanto aos personagens, alguns fizeram boa diferença na história, outros nem tanto, servindo apenas como coadjuvantes do enredo e para preencherem o grupo de personagens. Mesmo sem participações significativas foram necessários para integrar a vida de outros personagens. Mas em boa parte deles, me ficou a impressão de que serão utilizados em momentos futuros, e que o foco deles, nesta saga, não era tão necessário a ponto de fazê-los personagens atraentes. O único contra disso é a grande quantidade deles (os amigos de Lohan, por exemplo); tive um pouco de dificuldade para memorizá-los incerto de quais deles fariam algo valoroso na trama.

Um ponto muito vistoso deste livro é excelente ritmo que autor consegue dar as cenas de ação. Digo que é o ponto alto da história; as lutas são bem detalhadas, com os diálogos entremeados sempre na hora certa de forma a dar ainda mais clímax aos momentos. Além disso, o autor consegue ser muito criativo na nomeação e execução das magias, que são apontadas durante a narração em terceira pessoa, abstraindo o personagem de ter que recitar o nome delas.

Loha e os mistérios da Magia não chega a ser uma história de fantasia de enredo grande e complexo, é pequeno como um todo, mas concentrado no foco principal da história, e muito bem explorado.

0 comentários: