Compartilhe

Há dois anos, fiz uma postagem sobre a premiação anual da revista Animage - The Anime Grand Prix - que elege os melhores animes do ano, segundo os critérios de popularidade, qualidade e influência. São contados os animes em exibição desde Junho do respectivo ano referente ao prêmio até o mesmo mês do ano seguinte. Ou seja, os melhores animes de 2011 foram aqueles exibidos entre 07/2011 à 07/2012. A Animage's Anime Grand Prix é considerada um das premiações mais importantes da indústria dos animes.

E como uma produção que assisti no começo deste ano figurou na melhor posição da lista, achei interessante trazer essa informação que deverá deixar alguns otakus bem curiosos. As categorias são: melhor anime, melhor personagem masculino, melhor personagem feminino, melhor música de abertura e melhor dublador(seyuu). Informarei aqui apenas a de:

MELHOR ANIME



1. Puella Magi Madoka Magica  
2. TIGER&BUNNY 
3. STEINS;GATE 
4. Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai 
5. Fate/Zero
6. Kokuriko-Zaka Kara 
7. K-ON! Movie 
8. Mawaru Penguindrum 
9. Persona 4 The Animation 
10. Blue Exorcist 
11. SKET DANCE 
12. Natsume Yuujinchou San 
13. Toriko 
14. Mobile Suit Gundam AGE
15. Usagi Drop 
16. Hanasaku Iroha
17. Kaiji : Hakairoku-Hen 
18. THE iDOLM@STER 
19. Chihayafuru 
20. Horizon in the Middle of Nowhere
21. Hyouge Mono 
22. Guilty Crown
23. Uta no Prince-sama - Maji Love 1000%
24. Mouretsu Pirates
25. Another

Madoka é um anime shoujo (gênero que possui garotas como público-alvo), assim como Sakura Card Captors, com o diferencial de ser uma história mais madura; nada de enredos bobos e previsíveis, e sim algo diferente e complexo, interessando tanto o público masculino quanto o feminino. Não estou nada surpreso que o anime tenha desbancado a primeira colocação, pois realmente foi um dos melhores que já vi desde Code Geass e FullMetal Alchemist Brotherhood. Talvez eu ressuscite aquela série de postagens em que indico bons animes com a série Madoka, que é muito curta, apenas 12 episódios (sem contar o filme que deverá sair em 2013), mas sensacional.

Fate/Zero e K-ON são dois animes que já ouvi falarem muito bem e estão na minha lista para assistir. Mas como essa lista anda saturada, não irei conferi-los tão cedo.

Persona 4: The Animation (foto ao lado) é baseado num jogo de RPG, talvez um dos melhores do gênero para playstation 2, e provavelmente (apesar de ainda não tê-lo visto) a melhor adaptação de um jogo para um anime. Somente o fato de estar nessa lista já garante sua qualidade. Aliás, comecei a jogar Persona 4 faz algumas semanas e simplesmente estou adorando. Certamente verei o anime assim que zerar o jogo, o que deve demorar alguns meses(rsrs), e farei uma postagem sobre ele. 

Diferentemente das temporadas anteriores, a série Gundam amargou um décimo quarto lugar com AGE. É realmente  uma pena ver que um série tão renomada não tenha demonstrado as qualidades de Gundam Seed, Seed Destiny e 00 (todos esses três garantiram a primeira colocação em seus respectivos anos de exibição), e só pra constar, sou um fã de Gundam.

E falando em fãs, se algum "fanboy" estiver se perguntando onde estão as séries shounens de maior sucesso dos últimos anos ( Naruto e - principalmente - One Piece), lamento dizer que seus animes não são grande coisa. Como assisto Naruto, posso afirmar que o anime merece estar no máximo da quadragésima posição em diante, e não estou dizendo que a história é ruim, e sim a adaptação que é recheada de cenas enfadonhas e fillers muito ruins. O mesmo vale para One Piece e outros shounens. Mas uma vez ou outra eles aparacem na lista mais ou menos entre a décima e vigésima posição. 

Para saber mais e ver a lista completa dos anos anteriores, acessem http://animegrandprix.blogspot.com.br/

3 comentários:

Srta Plens disse...

Eu já tinha ouvido falar de Madoka,até vi um AMV muito bom dele[spoiler/on] mas pelo que eu vi termina a menina de cabelo rosa morrendo no final, e não gosto de finais tristes [spoiler/off].
E realmente Fullmetal Alchemist Brotherhood é o melhor anime de todos os tempos, mas quanto a mangá nada se compara a One Piece(note que eu falei mangá e não, anime).
Quanto aos outros animes da lista, só ouvi falar de alguns e não assisti nenhum deles >.<, mas quem sabe consigo colocar isso na minha já lotada lista.

Luiz Fernando Teodosio disse...

Se a Madoka morre no final? Sim e não, hehe. Na verdade, não é um final triste mas emocionante. Recomendo muito que veja; a história começa a ficar tensa depois do terceiro episósio.

Essa versão mais fiel ao mangá do FullMetal Alchemist(nem cheguei a ver aquela primeira versão semi-filler) é maravilhosa, sem dúvida. *_*

Quanto a One Piece, acho que só li uns 3 caps do mangá e resolvi acompanhar pelo anime, que não chega ser ruim em seu desenvolvimento, já que quase não há fillers. Mas o sucesso do mangá é mesmo merecido.

Essa é só a lista deste ano. Procure as anteriores que sua lista vai explodir, hahaha.

Obrigado por estar sempre comentando. ^^

Unknown disse...

Anohana e Mawaru Penguindrum deveriam ter ficado mais acima so pelas historias, mas acho que é um premio pela animação.

Madoka é incrivel sem duvida o primeiro lugar.

O gundam age não fica na minha lista nem que seja a lista das melhores series gundam kk