Compartilhe


Olá, pessoal.

Desta vez trago uma postagem mais pessoal. Há alguns dias adicionei algumas palavras ao meu perfil do blogger: "Estudante de Letras - Literatura". Pois é, como informei no final do ano passado, prestei vestibular e por incrível que pareça consegui passar ( verdade, minhas chances eram bem pequenas, mas deu tudo certo. XD). Agora que a vida me pregou esta peça, felizmente, não tenho escolha se não aproveitar esta chance.

Simultaneamente também havia passado num concurso público, mas preferi optar somente pela faculdade, tendo em vista o salário não muito alto do trabalho que, na verdade, era temporário, e também por questão de aproveitar o meu tempo. Não me encaixaria no perfil de um cidadão esforçado que se mata no trabalho e depois vai estudar em horários apertadíssimos e abusando do limite. Além disso, como ficaria meu livro? Teria de arrumar tempo para me dedicar a ele, e certamente não conseguiria este tempo na fórmula trabalho+faculdade. Claro que mesmo passando numa faculdade, existe algo chamado "despesa" que engloba alimentação, transporte e material de estudo. Felizmente, tenho uma boa família que me ajuda nesta parte, para que assim, eu possa usufruir dos estudos. Mas estou na fila para conseguir uma bolsa... ajudaria muito minha vida.

Enfim, minhas impressões sobre o que estou achando da facul? Como calouro, não posso dizer muita coisa, até porque muitas das matérias estudadas são assuntos que pouco tive contato ou que nem mesmo sabia que existiam. Por exemplo, Grego e Latim são duas matérias bem interessantes,  e parecem se confrontar no duelo de qual delas é a mais complicada; não dá pra saber quem vai ganhar, pois a disputa está bem acirrada. As vezes penso que aprender a língua dos elfos é muito mais fácil. Outra matéria interessante, e que não sabia muito sobre ela é a Linguística.  Ela trata do estudo da linguagem e seus processos, tanto na escrita, quanto, principalmente, na oral. Por enquanto, minha matéria preferida é Teoria Literária que parece que irá trabalhar com literatura em geral... mas por enquanto, hehe.

Então de vez em quando vem um conhecido perguntar: "Mas você vai ser professor então?". Claro que não. Só porque sou estudante de Letras não quer dizer que terei de ser um professor, embora eu possa atuar no magistério com este diploma, no entanto, optei pelo diploma de bacharelado ao invés de licenciatura. O que desejo da faculdade é aquela coisa que quase todo calouro de Letras pensa primeiro: aprimorar a escrita. Só que percebe-se mais à frente que existem muitas áreas para serem escolhidas, uma gama de áreas que nunca pensei que poderia explorar com um diploma de Letras. No meu caso, estou com os olhos no ramo editorial.
Quando me perguntaram o que esperava do curso e por que o escolhera, disse mesmo que desejava aprimorar minha escrita para me aperfeiçoar como escritor, e também que tinha interesse pelo setor editorial. Bom, um ou dois também mencionaram querer seguir carreira de escritor, porém, os motivos dos estudantes convergem justamente na paixão que cada um tem pela arte de escrever.

Como estou dois anos sem estudar, até me esqueci do que é feita uma sala de aula e como ela se procede; talvez eu esteja um pouco enferrujado. Em duas semanas já me vejo com trocentas coisas para estudar, e a tendência é este conteúdo se intensificar ainda mais. Entrementes, também continuo escrevendo o Mundo Sombrio em tempos vagos, tanto em casa como na facul. Aliás, descobri na faculdade que tempo é realmente uma coisa muito preciosa. rsrs

Abraços e até a próxima!

4 comentários:

Prof. Luciano disse...

Bem vindo ao clube!!!
Cursei a Faculdade de Letras (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa)e, no meu caso, a cadeira é a minha paixão!!!
Siga em frente e não dê muita "confiança" nem ao grego nem ao latim, mostre a eles "quem manda" e você verá que será muito proveitoso para sua carreira como escritor.
Um grande abraço!!!

Alex Nunes disse...

Olá, Luiz, tudo bom?
Estou vendo que você quer ser escritor e fico muito feliz de poder encontrar pessoas com o mesmo sonho que eu por aí, mesmo que seja pela internet. Vou confessar que não dei uma olhada no blog todo, mas adoraria trocar umas ideias com você, ainda mais porque você é estudante de Letras, e eu faço Pós-graduação de Literatura.
vai ser interessante trocarmos experiências e conhecimentos, mesmo que não sejamos muito velhos (eu tenho 23 anos). dá uma passada lá no meu blog:
www.asletrasdancam.blogspot.com

valeu.
Alex

Luiz Fernando Teodosio disse...

@Prof. Luciano

Hehe, obrigado pelas boas-vindas. Certamente seguirei seu conselho e "domarei" o grego e o latim. De fato, estudá-las, por exemplo, vem me ajudando a enxergar boas maneiras de se criar uma língua fictícia. Portanto, me serão bem úteis.

grande abraço.

@anunes

Olá, td indo muito bem. Primeiramente, sou grato pela visita e mais ainda pelo seu parecer. Hehe, mais um do clube de Letras por aqui.

Muito legal saber que carregamos o mesmo sonho; a internet, atualmente, é uma ótima forma de se encontrar escritores amadores ou não. Apesar de eu ser um calouro e você um pós-graduando, podemos sim trocar algumas ideias, afinal, estamos sempre aprendendo coisas novas com as pessoas.
Já dei uma conferida lá no seu blog, muito legal.

abraços.

P.S: coloquei o link de ambos os blogs na listagem ao lado. ;)

Alex Nunes disse...

E aí, Luiz, beleza?
Queria que você esclarecesse uma dúvida minha se pudesse. Como é que a gente faz pra ter um texto nosso numa antologia? Pesquisei aqui na internet e não descobri, mas pelo que vi você já publicou. Qual o processo?
Tô te seguindo lá no Twitter. eu sou @Filosofarcasmo.

Valeu, camarada.
Abraços