Compartilhe

Olá, pessoal.
Estou voltando para tirar a poeira que se impregnava no blog. Faz um bom tempo que não posto nada. Estive ocupado com vestibular e ainda tem concurso público chegando onde novamente terei de voltar aos estudos, mas desta vez, regularei a frequência de postagens aqui: provavelmente semanal. Agora vamos a resenha de um excelente filme.


 “Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1” retoma a fidelidade ao livro que era ausente nos filmes anteriores. Realmente seria impossível recontar o último arco desta série em um filme de duas horas e meia, o produto final seria o que vimos em “A Ordem da Fênix” e o “Enigma do Príncipe”. Por isso, este penúltimo filme da série deve ser encarado como uma versão fiel ao livro, na medida do possível, claro, mas completamente vistoso para os fãs mais assíduos.

O meu primeiro contato com os filmes HP foram na versão dublada, que embora não chegue ao nível de uma excelente atuação, pode-se dizer que é um trabalho mediano, com vozes marcantes. Infelizmente, um dos problemas no processo do trabalho de dublagem mais corrente em grandes sagas do cinema é a constante mudança de vozes de um personagem. Isso simplesmente denigre toda a personalidade e a imagem que o personagem vem criando no público, e sinceramente, acho isso um grande desrespeito à arte e à essência que é um personagem. E as vítimas foram nada mais nada menos que dois personagens importantes da série: Snape( já alvo de constantes mudanças em sua voz no andamento dos longas) e Voldemort! Bom, não preciso dizer que a nova dublagem tirou totalmente o bom desempenho destes dois atores, além de deixar os personagens irreconhecíveis ressalvando-se a própria imagem física deles. Portanto, este filme é um daqueles que para melhor apreciação deve ser visto em sua língua original. Vocês podem me perguntar: então por que você não foi ver o filme legendado? Simples. Não gosto do inglês britânico =P Acho que eles falam mais pra dentro do que pra fora.

Falando do filme em si, as cenas foram muito bem escolhidas e souberam resumir bem todos os acontecimentos do livro. Aliás, as cenas inéditas, aquelas criadas para o próprio filme, como quando a Hermione apaga a memória dos pais, foram significativas. A trilha sonora como sempre estava excelente.
 
O interessante deste filme é que ele pode ser visto como “parado” e “corrido” simultaneamente. A trama de RM é muito diferente dos livros antecedentes que abria espaços para cenas mais cotidianas e sem conteúdo, que de fato alterassem a trama principal; este último Arco da série, praticamente reúne um desenvolvimento mais significativo e corrido se comparado ao habitual desenvolvimento da história. Olhando de forma geral, a história sempre caminha para algo novo, os personagens estão sempre se movendo dando mais flexibilidade a trama; e como esta tem um grande teor investigativo e de suspense, alguns fatos, nem todos, começam a fazer sentido no decorrer do filme.


Talvez o grande problema deste longa resida em sua própria fidelidade à série original. Não é o meu caso, mas tive a impressão de que muita gente exalou várias dúvidas à medida que o filme passava, e não conseguiram sorver e processar todas as informações que o filme jogou; somente alguém que no mínimo tenho assistido atentamente aos filmes anteriores ou lido a saga completa, conseguiria visualizar todos os traços presentes nas paginas dos livros. Portanto, não pense que vai ao cinema assistir “um filme”, você irá ver “Harry Potter”.

Uma característica marcante dos últimos filmes é o constante alívio cômico, e muitos pensaram que não haveria tantas cenas para rir em Relíquias da Morte, afinal, o último é de atmosfera tensa e sombria. Porém, esta marca também esteve presente no sétimo filme, e muito bem colocada. Não citarei quais foram as cenas mais engraçadas, mas a que realmente fez o cinema se esbaldar foi quando Rony estava beijando a mulher do bruxo em que se disfarçava. LOL

Merece destaque também a incrível animação contando a história das Relíquias da Morte. Muito melhor do que eu esperava. As cenas de ação também são maiores que a dos outros filmes, não deixando o mesmo cair em monotonia. Os efeitos especiais estavam muito bem feitos.

Como diz o nome ”parte1”, este filme foi apenas uma parcela do grande final desta série épica, e este método de divisão de Relíquias da Morte acarretou um desconcerto nesta primeira parte: não há necessariamente um clímax, há um desfecho de uma aventura e o prólogo do que nos aguarda na segunda parte desta história. É como se acabássemos de ler um capítulo de um livro ou de assistir a um episódio de seriado ou anime; o filme simplesmente termina com um cliffhanger. 


 Bom, tenho que confessar que este foi o primeiro HP que vejo após estar ciente de toda a história, e, após assistir da “Pedra Filosofal” ao “Enigma do Príncipe” com a visão dada pelo filme, fica em mim um sentimento de vazio com relação aos outros filmes. Afinal, nada do que eu vi é necessariamente novo, é apenas uma nova visão do que já tenho na mente. Obviamente os filmes nunca irão superar os livros, e além disso, livro é livro e filme é filme. No livro há um diálogo entre as palavras de uma página com nosso imaginário, e a partir disso, moldamos a história de um modo muito íntimo e pessoal, coisa que não acontece nos filmes, onde somos apresentados à visão de alguém, no caso, do diretor.

Enfim, é um filme muito recomendado para os fãs dos livros ou para aqueles que apreciam a versão cinematográfica desta série épica.

Agora é esperar até a parte II. Tenho a impressão que depois deste filme os “pottermaníacos” entrarão em depressão eterna.  


2 comentários:

Anônimo disse...

O FILME AINDA NÃO ESTÁ PERFEITO, FALTA MAIS FOCO NAS CENAS DE ROMANCE ENTRE RONI E HEMIONE
O BEIJO DOS DOIS JÁ DEVERIA TER ACONTECIDO NA PRIMEIRA PARTE, POIS NA SEGUNDA ELES JÁ ESTARIAM COMO NAMORADOS
É ISSO QUE TODOS QUE AMAM RONI COM HERMIONE QUEREM
MEU NOME É CRIS

Anônimo disse...

Caro Luiz,eu li o livro e sinceramente achei que o filme,escondeu varias cenas importantes que os Potterianos ou Pottermaniacos,n sabem!
E discordando da sua ultima frase na postagem,Pottermaniacos ou Potterianos ja estao em depressao eterna desde que se foi dada a noticia q era o ultimo filme e livro de MAIOR FENOMENO MUNDIAL DE TODOS OS TEMPOS:HARRY POTTER.
Brenda.
P.S.:Sim eu sou um Pottermaniaca e uma Potteriana