Compartilhe

Primeiramente, uma curiosidade pessoal a respeito deste livro, é que foi o primeiro que recebi um autógrafo do autor pessoalmente, além de passar um tempinho junto dele. Por isso, a leitura desta obra teve um gostinho especial, tanto que eu tive que interromper a leitura do Senhor dos Anéis e d’A Batalha do Apocalipse, só pra conferir o que “O Vale dos Anjos” guardava de interessante. Bom, no final das contas, não me arrependi.



 
“O Vale dos Anjos – O Torneio dos Céus – Parte 1” é o livro de estréia do escritor Leandro Schulai, o primeiro de uma série de seis. 

A história inicia de forma trágica: Dimitris Saloustos, um jovem de 22 anos, morre num acidente de carro, e dá adeus a uma vida feliz ao lado de sua esposa, Mariah. Será mesmo? Errado. Dimitris, ao chegar no Paraíso, não se conformando com sua morte, embarca numa missão impossível: voltar à vida e viver ao lado da amada. E para isso, ele precisa se tornar um anjo-deus, objetivo que pode ser conquistado vencendo um evento chamado Torneio dos Céus. Basicamente, essa é a trama que movimenta todo o enredo, além de guiar Dimitris em sua jornada no Paraíso, que o faz conhecer grande amigos como Anne, um anjo-cupido, e Obelisco, um anjo guia de enterro.

“O Vale dos Anjos” vem com uma visão totalmente diferente de “anjos” e do “Paraíso”. É um universo gigantesco, se visto de forma mais ampla; tanto, que o começo do livro foi reservado para explicar boa parte do Vale dos Anjos. É um lugar bem instigante, quase tão divertido de imaginar como Hogrwarts. No que concerne a parte da inovação e do carisma de um mundo, a ponto do leitor querer se imaginar dentro dele ou de ficar fantasiando como seria uma vida naquele lugar, o Vale dos Anjos teve uma nota muito boa. Além de serem bem planejados, os anjos também são divididos em várias hierarquias – mais um ponto positivo, porém, achei que por serem tantos cargos distintos, um glossário ao final do livro enumerando cada um deles cairia bem, assim como uma pequena ficha dos anjos-deuses, que são os seres mais importantes da história.

A narrativa e a linguagem do livro são simples, sem muitas passagens rebuscadas e com descrições sucintas na maioria das vezes – embora algumas partes eu preferisse que fossem mais detalhadas -, porém, isso não tira a boa habilidade de prender o leitor à história. Se for para apontar algum aspecto negativo, talvez a presença de alguns diálogos vazios, e outros rápidos.

Mas até a trama chegar ao ponto central que é o Torneio dos Céus, a história explora outros aspectos, o que foi ótimo para dar mais sustentabilidade não apenas à história como também aos personagens, que em geral, não são vazios, e sim, recheados de traços carismáticos e donos de personalidades marcantes. Como por exemplo, achei muito legal as missões em que Dimitris, Anne e Obelisco partem para o mundo real, e então a história explora o passado e o presente de cada personagem. Como resultado, estes três se tornaram meus personagens preferidos, não consigo ver a história sem eles. Mas se for para colocar uma ordem: (Dimitris>Anne>Obelisco = O personagem principal é carismático; A Anne como cupido, não preciso de palavras para dizer o quanto ela é legal, e o Obeslico é o cara cômico da vez, mas tive que deixá-lo em último. rsrs). Apenas um fato curioso que achei sobre esses personagens é que se casaram cedo demais, e reparando bem, todos eles tiveram grandes frustrações no amor, um fato importante e que deve ser bem observado, pois não é a toa que eles estão juntos e se entendem muito bem.

Quando ao torneio, bom, provavelmente algum “otaku” ou quase “otaku” já deve ter assistido a muitos nestes animes como Naruto, Dragon  Ball, CDZ, Yuyu Hakusho, e outros. É um método muito utilizado para mover a história e criar tensão e momentos de batalhas, e isso não faltou no Vale dos Anjos. Foram realmente lutas ao melhor estilo anime/mangá. Só achei uma pena, pois eu gostaria de ver as lutas dos outros participantes com mais detalhes, como as do Obelisco e do Brian, mas entendo que, se fosse assim, o livro seria um pouco maior. Ainda assim, as lutas de Dimitris foram bem legais e diferentes entre si, a cada batalha terminada,  o leitor tinha um sentimento diferente.

E claro, se estamos em falando em torneio, o herói da história não sai aprendendo a usar seu poder sozinho, e é então que entra Ramirez, o mestre de Dimitris, que junta com outro discípulo, Brian, se preparam para o Torneio dos Céus. Há muitas cenas de treinamento, talvez até demais, algumas partes eu achei enfadonhas, embora fossem necessárias.

Apesar da trama estar centrada no objetivo de Dimitris e no Torneio dos Céus, há toda uma enigmática trama nas sombras envolvendo o próprio Dimitris numa profecia. O que parece é que ele já era aguardado. Personagens misteriosos e fatos intrigantes permeiam lentamente esta história que promete bastante em sua continuação. O Torneio dos Céus, originalmente seria um livro só, mas acabou sendo dividido em duas partes. O Vale dos Anjos contará ao total com seis livros. Com certeza podemos esperar bons momentos na continuação desta série.

Site do livro: www.ovaledosanjos.com.br
Twitter do autor: @schulai

0 comentários: