Compartilhe

Retornando anos atrás, bem escondidos em algum canto da minha mente, estão lá todos os fragmentos de minhas fantasias com jogos e brinquedos. Após alguns segundos, senti um grande arrebatamento ao recordar de como era divertido e prazeroso aquelas horas gastadas num mundo somente meu, tomando como base os próprios objetos da realidade, e sem dificuldade alguma, separar o mundo real do imaginário.   

Comecei a relembrar esses momentos após ler um post sobre "Criatividade e Utopia" no blog "Por detrás do véu" do autor Willian Nascimento, escritor da saga O Véu (que ainda não terminei de ler por preguiça, hihi).

Uma tabela de um estudo realizado com pessoas de faixas etárias distintas é que nossa criatividade começa a regredir com o passar dos anos. Bom, é mesmo pra se assustar ao ver uma imagem dessa, e perceber que você está próximo do quadrinho vermelho, mas isso não quer dizer que sua criatividade está quase beirando ao vazio, claro que não. Foi feita esta pesquisa com um grupo de pessoas, mas acho que não contaram com escritores e profissionais que trabalham com a área imaginativa da mente; uma pesquisa que só quer demonstrar as coisas no modo geral, nada em especifíco. Se você é um escritor, provavelmente tem a capacidade criativa entre o quadro verde e o azul.
Há muitos fatores responsáveis por essa diminuição criativa, e todas elas estão ligadas a nossa inserção no mundo real, de forma que deixemos nossas fantasias em segundo plano, e concentremos nossa vida neste plano tangível: estudar, trabalhar e "blabla", ocupam a nossa mente, e o que eram fantasias de criança, tornam-se devaneios.

Com tantas responsabilidades que a vida social nos impõe, é claro que aquele tempo leve e divertido que tinhamos na infância nunca voltará, e nossa criatividade estará tempestuada de pensamentos do mundo real que insistem em nos convencer de sua imponente importância, e isso atrapalha demais quando queremos criar alguma coisa. 

Bom, mas aonde quero chegar com tudo isso, é nos fazer lembrar em como era extremamente fácil, simples, e puro, imaginar um outro mundo, em nossa infância. Criar uma simples história com brinquedos de super-heróis, jogos(na minha pré-adolescência, criei uma fanfic de yu-gi-oh só na cabeça mesmo,e anotando os acontecimentos no papel, somente com aquelas cartas que se compravam no jornaleiro. Eu fazia um duelo com um desafiante imaginário e movia a história a partir disso. XD Lembro um pouco da história até hoje, e olha que juntei um monte de paises e monumentos históricos na trama lol) era tão maneiro. 
E isso me fez recordar também de minha primeira história que coloquei no papel, quer dizer, no computador mesmo, já que tinha um Windows "very old" na casa da minha tia ( acho que só jtinha jogos e acessórios naquela pérola. Creio eu que fiz a história num Bloco de notas ou num Wordpad, sei lá XD.Se alguém me di sser o que veio antes do Windows 95, pois é um desses SO aí.).
Mas cês não vão acreditar na história que fiz, que na verdade, foi uma fanfic, ou mais especifico ainda, uma adaptação literária, digamos assim, deste joguinho pra Master System.


Acho que eu tinha uns oito anos quando comecei a montar uma historinha com os ambientes do jogo; uma "fanfic", na época, sem nem ao menos sonhar com o significado de "fanfic". Mas fico fascinado em saber hoje em como minha criatividade se comportou tão bem, provavelmente juntando a excitaçao dos jogos com as revistinhas que ficava lendo, o que levou-me a criar uma história de ação para Turma da Mônica em  o  Resgate, hm, quase um mangá da Turma da mônica jovem, não? hihi.
Tá certo que a escrita não deve ser levada em conta, pelo que me lembro, escrevia tudo naquele estilo de roteiro, mas a imaginação é tudo. Eu não lembro muito bem como era o desenvolvimento do enredo, só olhando as imagens do jogo mesmo pra ter uma idéia, mas mesmo que apenas os fragmentos dela sejam lembrados, me sinto como se tivesse escrito um livro... sem final, já que nunca cheguei no final do bendito jogo. XD Era difícil, pacas! Mas muito legal, embora na verdade, seja uma versão adulterada de um outro jogo, mas feita pela Tec Toy para entrar no mercado brasileiro com personagens conhecidos.


Vocês podem jogar o game online por este link:
http://www.iplay.com.br/Jogos/Sega/Master_System/?Turma_da_Monica_em_O_Resgate_%28Portugues%29+420&Grupo=41
Me avisem se conseguirem criar uma história com ela. XD


É isso, só queria compartilhar essa minha lembrança com vocês, ressaltando algumas questões que ela me fez despertar. Antigamente, era tudo tão fácil... hoje, olha como é difícil pra uma história fluir. Quando criança acho que era capaz de terminar um conto com início, meio e fim, por dia. Claro, que tudo na cabeça. Mas era muito legal ser criança.

Outra inspiração que também me levou a contar isso foi um texto de Freud intitulado ESCRITORES CRIATIVOS E DEVANEIO", que comenta esse "brincar" de criança, e como nossos devaneios de adulto são resquicios destes mundos de fantasias gerados em nossa infância. É um texto muito interessante e que aborda outros pontos atrativos, vale a pena dar uma lida. 

 DOWNLOAD

Se quiserem contar suas fantasias de criança, fiquem à vontade. ^^

0 comentários: